Terapia de Grupos

O que é a terapia em grupo?

É um tipo de psicoterapia que envolve o atendimento a mais de três pessoas ao mesmo tempo. Nesse caso, além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes. Em geral, essas sessões têm duração de uma hora e meia a duas horas.

Os grupos terapêuticos podem funcionar de maneira livre ou temática. A mais frequente é esta última, que reúne pessoas com vivências semelhantes.

Dessa forma, um dos principais aspetos da terapia grupal é a existência de objetivos em comum. Seja partilhar experiências semelhantes ou desenvolver certas habilidades, como a empatia e a capacidade de comunicação.

Além do diálogo entre as pessoas, esse tipo de terapia favorece também a utilização de técnicas bastante diversas. O psicólogo pode propor, por exemplo, exercícios coletivos, treinamento de habilidades e encenações de roleplay — uma simulação do dia a dia que é exposta por um dos pacientes.

Essa modalidade terapêutica requer uma abertura maior dos utentes já que eles se vão expor diante de outras pessoas.

 

Quando posso fazer uso da terapia em grupo?

Um dos motivos mais comuns é favorecer a socialização através da construção de um espaço seguro onde os utentes se podem expor diante de outras pessoas. Dessa maneira, é possível ajudá-los a enfrentar questões como timidez e dificuldades em se relacionarem.

Outro aspeto positivo é a possibilidade de ser acolhido e aceite. É muito comum que pessoas se sintam sozinhas ao enfrentar algum tipo de problema emocional ou transtorno. Estas sessões têm potencial para mudar a ultrapassar essa situação ao permitir a troca de experiências com outros que enfrentam situações semelhantes.

Um benefício que não pode deixar de ser citado quando se fala em terapia em grupo é o desenvolvimento de habilidades sociais. Mesmo quando esse não é o foco do processo terapêutico, é uma de suas principais consequências. Pessoas que passam por essa vivência estão mais dispostas a ouvir o outro, desenvolver empatia, comunicar-se com eficiência e construir relacionamentos mais saudáveis.

 

Quais são os benefícios da terapia de grupo para o utente?

1. Propicia trocas de experiências

Apesar de todos os aspetos positivos, é possível que a terapia individual enfrente limites pela sua característica de isolamento. Pacientes com dificuldade para aceitar os outros ou inseguros ao participar em terapias de grupo registam avanços psicológicos significativos nestas áreas.

A terapia de grupo também é uma grande oportunidade para conhecer pessoas que passam ter problemas semelhantes. Ao discutir os assuntos com os outros participantes, o utente vê que não está sozinho. Poder desabafar temas da sua vida e escutar experiências de outras pessoas que é algo bastante rico.

 

2. Fortalece as relações interpessoais

Outro benefício da terapia de grupo é preparar as pessoas para relacionamentos mais saudáveis. Com a mediação e técnicas do psicólogo, o paciente expõe-se num ambiente seguro e pode rever questões relevantes sobre a forma como interage com as pessoas no quotidiano.

No grupo, vão surgir tanto sentimentos de afeição quanto conflitos. Ao falar de sua vida ou comentar sobre as vivências dos colegas, o paciente tem possibilidade de analisar melhor os seus relacionamentos.

Assim, a terapia de grupo é uma ótima forma de desenvolver habilidades sociais. Nela, as pessoas podem aprender a demonstrar melhor seus sentimentos, comunicar de forma mais eficiente e ouvir o outro com mais atenção. Essas competências são fundamentais para a vida pessoal e profissional de todos.

Entretanto, para que tudo corra bem, é essencial que os participantes vejam a terapia como um espaço seguro e sigiloso. Não é nada simples estar em um grupo e expor as suas emoções e experiências. Por isso, são estabelecidas regras e o terapeuta está sempre disponível para fazer as intervenções necessárias de modo a deixar o ambiente confortável.

 

3. Oferece outros modelos aos participantes

Na terapia de grupo, o utente e o psicólogo não estão sozinhos nos seus desafios e avanços. Todos os outros participantes transformam-se em modelos. É possível conhecer como cada pessoa lida com as dificuldades, supera os obstáculos e avança ou retrocede em suas questões.

Ver a vida do outro e contar com pontos de vista externos oferece inúmeras possibilidades de crescimento. Quando alguém vivencia uma conquista, a vitória é compartilhada e os outros passam a ter mais esperança em relação aos próprios problemas.

Da mesma maneira, quando um membro do grupo compartilha algo negativo e os outros oferecem compaixão, aprende-se a ter paciência com as dificuldades que se enfrentam. Ser solidário consigo mesmo é uma necessidade vital — e uma das principais aprendizagens ao fazer terapia com outras pessoas.

 

4. Otimiza os resultados do processo terapêutico

Por todas as características já comentadas até aqui, é possível perceber que a terapia de grupo gera grandes resultados. Enquanto no processo individual o paciente conta apenas com a mediação do psicólogo, no grupo ele recebe feedbacks de várias pessoas. Isso coloca-o diretamente em contato com as questões que traz para a terapia.

Esse contexto faz também com que, muitas vezes, os encontros grupais sejam complexos e difíceis. Afinal, nem sempre os colegas têm a mesma moderação que o psicólogo ao fazer um apontamento ou sugestão. Entretanto, os conflitos são oportunidades para ver as coisas de outra forma e crescer.



Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização. OK | Mais informações